Sabe o que é computação quântica?

Recentemente o termo “computação quântica” começou a ser mais usado; não somente por ser um grande avanço na tecnologia, mas também pela desordem que poderia gerar: o chamado “criptopocalipse”, uma espécie de fim-do-mundo em segurança da computação.

Os computadores quânticos facilitam o processamento numérico para decifrar os segredos por trás de chaves criptográficas e fazem isso de forma muito simples. Se a computação quântica já ameaça a criptografia, o que acontecerá quando ela evoluir?

Para ajudar a responder essa e outras questões, a IBM anunciou que deixará disponível seu computador quântico para pesquisa, tutoriais e trabalhos com qubits. O processador de 5-qubit fica no laboratório da empresa, em Yorktown Heights, Nova York, porém, o acesso será deito de forma remota e disponibilizado por um serviço gratuito.

Essa notícia tem efeito muito mais sobre cientistas e pesquisadores do que o grande público, porque a computação quântica possibilitará analisar problemas que, a computação tradicional não tem soluções.

De acordo com Jay Gambetta, gerente de informação e teoria da computação quântica na IBM, o serviço que a empresa põe a disposição servirá para pesquisa e desenvolvimento da computação quântica, permitindo que as pessoas desvendem seus mistérios e brinquem com o hardware. A meta da empresa é chegar a uma capacidade de 50 ou 100 qubits, gerando um grande salto computacional.

Existe diferença entre a computação quântica e a tradicional?

Será que há como ir além do sistema binário utilizado na computação? A partir dessa pergunta, feita há 30 anos atrás, que cientistas chegaram a computação quântica. Um computador tradicional trabalha com bits: 0 e 1, já um computador quântico funciona com qubits, ou quantum bits, com valores simultâneos, sendo 0 e 1 ao mesmo tempo.

Dois qubits combinados podem possuir quatro valores ao mesmo tempo: 00, 01, 10 e 11. Ao contrário da computação tradicional, onde a combinação de dois bits seria apenas um desses valores.

O que a computação quântica transformará?

>> Searching Big Data

Será capaz de buscar em uma imensa quantidade de dados produzidos e localizar extensões dentro deles. Isso pode impactar muitos setores. A computação quântica capacita a fazer isso de forma muito mais rápida do que computadores normais.

>> Aprendizado da Máquina:

Nesta nova e excitante área, a computação quântica deverá apressar muito as funções de aprendizado de máquina e análise de dados, tais como a formação de máquinas de Boltzmann clássicas ou análise topológica de big data.

>> Medicina:

Superando o computador clássico, o computador quântico simula a realidade e imita a interação entre moléculas e compostos e isso pode ajudar no avanço da medicina e na descoberta de novos materiais.

>> Criptografia:

Ao contrário do que se pensava, computadores quânticos têm grande potencial de manutenção de dados a salvo de hackers, não importando onde estes dados são armazenados ou processados.

Essa nova tecnologia da IBM está localizada em um “refrigerador de diluição criogênica especial”, que é uma técnica avançada de resfriamento destinada a manter a operação de um hardware quântico.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email