Principais erros teológicos do Esoterismo

Temos presenciado nos últimos anos, um grande crescimento no número de convertidos ao Cristianismo. No entanto, a falta de discipulado no sistema “um a um” (relegado a 2º plano pela maioria das Igrejas Evangélicas), vem fazendo com que pessoas que se converteram de doutrinas erradas (do ponto de vista bíblico), continuem vivenciando princípios absurdos.
Uma das linhas de erros teológicos mais comuns em algumas Igrejas, é relativa ao ESOTERISMO. Estão muito presentes, pois têm uma divulgação fantástica na Mídia (revistas, novelas, livros, filmes etc). É muito possível que você como líder de Juventude, já tenha presenciado jovens de sua comunidade, manifestando pensamentos ou expressões, com o conteúdo que passaremos a examinar.
Vejamos alguns dos seus principais erros teológicos do Esoterismo, para que possamos identificar e instruir nossos liderados na doutrina bíblica correta:
1º ERRO: “DEUS É UMA ‘FORÇA CÓSMICA’ E NÃO UMA PESSOA”
Não existe diferença entre CRIATURA e CRIADOR. É o que se chama de Monismo: tudo que existe vem de uma mesma natureza básica. Assim, há uma tentativa de “rebaixar” o Deus Criador, para o nível de um “fluido” ou uma “força”.
Biblicamente:
Deus é uma PESSOA: tem vontade própria, fala e tem sentimento. Gn 18:1-2,17, 20-21; Dn 6:26-27; Deus é o mesmo eternamente, em todo o seu ser – Ap 1:8
Deus NÃO É o Cosmos, mas sim o CRIADOR de Tudo – 2 Rs 19:15; Sl 102:25; Sl 146:5-6; Ne 9:6
2º ERRO: “DEUS ESTÁ EM TUDO. TODAS AS COISAS SÃO ‘DEUS’ “
Deus e o Mundo são a mesma coisa. Deus estaria segundo eles, DENTRO das coisas como: árvores, animais, rochas etc. Daí, tantas lendas de árvores que falam, seres que brotam das pedras etc.
Deus NÃO É MAIOR que o Mundo: não é transcendente, não é sobrenatural, mas natural. É o que se chama de PANTEÍSMO: Pan = tudo; Theós = deus. Não só “limita” a ação do Deus Soberano, como ao mesmo tempo dá “poderes divinos” a COISAS como plantas, árvores, chás etc.
Biblicamente:
Deus Criou o mundo do NADA – Gn 1:1; Jó 26:7; Sl 33:6; Hb 11:3 A Criação e o Homem, tem uma natureza diferente da de Deus – Is 64:8.
3º ERRO: “OS ASTROS TÊM INFLUÊNCIA NA VIDA DOS HOMENS”

Os astros seriam segundo eles, EMANAÇÕES DE DEUS, como todo o Cosmos. Quando uma pessoa nasce na Terra, a posição dos astros revela como será seu futuro. Este é um dos princípios básicos da Astrologia e de outras “mágico-logias” que estão em moda, atraindo muitos para princípios não bíblicos.
Biblicamente:
Deus ordena a que ninguém busque os astros – pois são COISAS CRIADAS por Ele, e não objetos de culto – Dt 4:19
Deus usa de ironia sobre a Babilônia – os astros em nada poderiam ajudá-la, contra o juízo que Ele enviaria. Is 47:12-15
4º ERRO: “O HOMEM É ESSENCIALMENTE BOM, E O PECADO É UMA ILUSÃO”
Segundo muitas linhas filosóficas, o homem é essencialmente BOM e o PECADO é uma invenção do homem, para justificar seus medos. Assim sendo, segundo eles, o pecado não existe: é apenas uma desculpa.
Biblicamente:

Romanos 3:10-12 e 23 – está claro que TODOS pecaram e não há NENHUM ser humano BOM diante de Deus.
Jr 17:9-10 – nesta passagem, o próprio Deus Criador diz que o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto.
1 Jo 1:17-20 – Só há um meio de limpar os pecados: pelo sangue de Jesus. O esoterismo não pode aceitar isto, porque para eles, o próprio homem é Deus e pode se auto-purificar.
5º ERRO: “O HOMEM É DEUS”

Interpretam erradamente Mt. 6:6 – “entra no teu quarto … e teu Pai que vê em secreto, te recompensará”. Acham que o “interior do quarto” é o “interior de si mesmo” e que quando o ser humano faz um exercício de “mentalizar o seu interior” … descobre que é “deus”!?!?
Para eles, o homem É IGNORANTE da sua divindade. Crêem que quando se despertar para isto, vai se tornar uma pessoa melhor, tornando o mundo melhor.
Biblicamente:
O problema não é “ser ignorante de sua divindade”, pois o homem é CRIATURA e não Deus. O problema do homem é ser ignorante de que SEUS PECADOS O AFASTAM DE DEUS.
Is 43:10: Deus diz que antes dEle, nenhum Deus se formou e depois dele, nenhum outro haverá. Fique certo que VOCÊ NÃO É, NÃO FOI E NUNCA SERÁ DEUS.
6º ERRO: “TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS”
Eles crêem que há necessidade de procurar pontos em comum, em todas as religiões (budismo, cristianismo, islamismo, etc), para que se forme uma RELIGIÃO MUNDIAL. Todos estão certos em alguns pontos e portanto podem encaminhar os homens para um futuro melhor.
Biblicamente:
Amós 3:3 – “Como andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”. A passagem diz que quando não há acordo, o melhor a fazer é PARAR DE ANDAR JUNTO.
2 Tm 3:14-17 – Paulo lembra a Timóteo, de que deve resistir a ensinamentos errados e permanecer naquilo que aprendeu das Escrituras Sagradas.
Tito 1:9 e 16 – Paulo instrui a Tito a convencer os que contradizem a doutrina bíblica. Muitos dizem que conhecem a Deus, mas o negam por desobedecer Suas ordens.
Gl 1:9 – Quem prega heresia (doutrina falsa, do ponto de vista bíblico), deve ser considerado ANÁTEMA (maldito).
7º ERRO: “TUDO É RELATIVO”
Segundo este pensamento filosófico, a verdade de uma pessoa, pode não ser a verdade de outra. Cada um tem a sua própria verdade e NÃO EXISTE VERDADE ABSOLUTA. O máximo que se pode fazer, é somar as diversas verdades das pessoas, mas mesmo assim NUNCA teremos a verdade absoluta.
A intenção que está por trás desta idéia é sugerir que “tudo é relativo: INCLUSIVE DEUS!!!”. O Senhor não seria um referencial IMUTÁVEL, mas sim MALEÁVEL. Segundo esta maneira de pensar, cada ser humano pode DETERMINAR o que ele acha que Deus é ou não é. Veja o absurdo: é o ser humano que determina quem o Criador é!!!
Biblicamente:
Deus NÃO MUDA – Tg 1:17
Foi DEUS QUEM DECIDIU SE REVELAR ao homem – caso contrário, o ser humanojamais saberia como agradar ao Criador. Deus se revelou (bem como a Sua vontade), através das Obras que fez (Sl 19:1-2), através de profetas espalhados na história do Seu povo (Hb 1:1), através de seu Filho Jesus (Hb 1:2-4) e através das Escrituras (2Tm 3:16-17).
Cristo é a VERDADE que revela a Deus – Jo 14:6
Jesus disse que nossa palavra deve ser “sim, sim e não, não” (ou seja ABSOLUTA e não relativa). O que passar disto, provém do diabo – Mt 5:37.
Deus estabeleceu VERDADES ETERNAS e ABSOLUTAS, por toda a Bíblia – Js 1:7-9;Sl 93:5; Sl 111:3,7-9
Quando o homem se afasta dos conselhos de Deus, acaba entrando em caminhos tortuosos – Pv 14:12
8º ERRO: “REENCARNAÇÃO / VIDAS PASSADAS”
Vida após a morte, reencarnando em outra pessoa, visando um aperfeiçoamento nas próximas vidas. Ideologia comum às religiões espíritas.
Biblicamente:
A Reencarnação é terminantemente contestada – Dt 18:10-12; Hb 9:27. A Bíblia fala de RESSURREIÇÃO e não de Reencarnação. – Jo 5:28-29.
9º ERRO: “COMUNICAÇÃO COM MORTOS”

É o contato de médiuns com espíritos ou mestres cósmicos.
Segundo o Esoterismo, existe um “Registro AKASHICO” nas esferas cósmicas, com ensino de todas as pessoas sábias que passaram pelo mundo. O conteúdo deste “Registro”, seria ensinado pelos mestres cósmicos aos médiuns, que os transmitem aos seres humanos.
Biblicamente:
Ef 6:12 – estes espíritos, na verdade são DEMÔNIOS, que trazem idéias que conflitam e pretendem invalidar o que a Bíblia diz. As doutrinas erradas que acabamos de estudar, são um exemplo disto.
CONCLUSÃO:
Como você pode ver, estes erros doutrinários estão se tornando cada vez mais comuns em nosso meio. Para detectá-los, nada melhor que conversar as pessoas sobre estes assuntos.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *