As imagens geram conceitos que geram convicções

Nós somos seres visuais em nossa essência. Isso significa que é pela visualização que entramos em contato com o mundo e formamos imagens em nosso cérebro. Quando olhamos uma paisagem, ou quando vemos uma imagem em movimento, nosso cérebro processa até quatro bilhões de informações captadas e transmitidas pelos nossos olhos. Essas informações viram imagens que correspondem aos objetos que se encontram no mundo exterior.

Imagens geram conceitos, que geram convicções. Afirmamos que existe algo “lá fora” no mundo exterior porque suas imagens estão sendo captadas pelos nossos olhos, através do reflexo da luz, por seus diferentes comprimentos de onda. Ou seja, em nossos cérebros não existe uma realidade, mas apenas uma projeção do que está no mundo de fora de nós. Essas imagens são registradas e, posteriormente, usamos quase instintivamente os quadros que foram registrados mais do que a verdadeira projeção atual daquele quadro. É isto que explica por que passamos em uma avenida centenas de vezes e encontramos uma placa de determinada empresa e depois de anos, se ela for retirada, nós continuaremos a enxergá-la. Ela está gravada em nosso inconsciente. Todas as vezes em que olharmos para aquele prédio, veremos a placa no conjunto. Nosso cérebro não analisa os detalhes, mas o conjunto que já está em nosso inconsciente, economizando inclusive energia para novos registros.

O prêmio Nobel de Economia de 2002, o psicólogo Daniel Kahneman, defendeu a tese de que “as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas são, uma vez que o cérebro humano é contaminado por expectativas e percepções irrealistas” (Ferraz, 2013, p.18). Nós vemos o mundo pelos filtros destes sistemas que compõem nossos circuitos, e isso adultera a análise que fazemos da realidade, diferenciando-a da precisão pontual exata. Por isso é tão importante demonstrarmos nossos argumentos por meio de quadros visuais. E como a sabedoria popular afirma, uma imagem corresponde a mil palavras.

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email