Cientistas afirmam que ‘cálcio’ é o sexto sabor conhecido

Após afirmarem que o umami é um tipo de sabor, a ciência traz uma nova contribuição ao seu paladar em 2018. Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos pela Universidade da Califórnia – Santa Barbara- em colaboração com cientistas coreanos afirma que o cálcio seria o sexto sabor conhecido, além do doce, do salgado, do ácido, do amargo e do umami.

Ao contrário de definições mais abstratas como “salgado” ou “doce”, o cálcio seria uma definição literal do elemento essencial para o funcionamento do organismo. Metal mais abundante no corpo humano, o cálcio tem papel fundamental no funcionamento dos músculos, no desempenho cerebral, além de ser um dos responsáveis pela formação de ossos e dentes.

De acordo com os cientistas, a importância do cálcio seria tão grande ao organismo que ele poderia ser percebido e saboreado — ele seria identificado como ligeiramente amargo e azedo.

Em estudo realizado com moscas-das-frutas (Droshophila melanogaster), os pesquisadores afirmam que esses insetos contam com uma estrutura neural e com proteínas receptoras capazes de identificar o sabor cálcio.

Essa habilidade permitiria às moscas não consumirem o elemento em excesso: em humanos, o excesso de cálcio no organismo pode causar dores, problemas cardíacos e disfunções cerebrais — em casos mais extremos, há possibilidade de morte.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.